O concurso Opera Prima, um dos mais influentes e importantes prêmios acadêmicos de arquitetura e urbanismo do Brasil, acaba de selecionar os finalistas regionais da 24º edição do evento. Os resultados prévios mostram uma ampla gama para a atuação profissional do arquiteto e urbanista.
Dos 329 trabalhos inscritos foram selecionados nas etapas regionais 25 trabalhos, sendo 5 de cada região do concurso.
A intervenção crítica nas áreas de convívio dos estudantes, a requalificação de zonas ou edifícios degradados, de modo a resgatar centralidades, o desenvolvimento de novas áreas urbanas, conciliando critérios imobiliários com a boa qualidade arquitetônica e ambiental, e a coerência da pesquisa e formulação teóricas, entre outros, foram aspectos destacados pelos jurados na escolha dos finalistas.
Eles assinalaram ainda a postura crítica dos alunos como essencial ao enfrentamento dos desafios para a arquitetura do século 21, cada vez menos espetacular e mais estratégica, social e ambientalmente.
Para conhecer os finalistas regionais, clique aqui.
A partir do final de fevereiro serão divulgados os 5 vencedores nacionais que seguirão para a fase de voto popular, quando o público poderá escolher seu trabalho favorito. Em abril serão publicados todos os detalhes dos vencedores e imagens dos projetos finalistas regionais, bem como a ata de julgamento.
Fique de olho em nossa página para futuras informações sobre o 24º Opera Prima.